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De CLT para CNPJ – PARTE 2

Por Bettina Boklis

Na 1ª. Newsletter, compartilhei com vocês um pouco de minha trajetória e como cheguei ao mundo CNPJ. Nesta 2ª parte trago algumas dicas que adoraria ter recebido no começo da minha jornada. Espero que ajude você que deseja mergulhar de cabeça e mudar de CLT para CNPJ. 

ABRINDO SUA EMPRESA

Para você existir no mundo PJ é necessário que você abra uma empresa e crie o seu fluxo contábil para mantê-la. Hoje em dia já não é mais tão complicado. Apesar de ter optado por um contador no começo da minha transição, por puro desconhecimento, hoje trabalho com uma plataforma cujo valor é 75% mais baixo. Senti segurança no processo, no atendimento e, por isso, recomendo fazer o processo todo por ali. Em caso de dúvida, é so ligar que eles te atendem porque dúvidas existem e são muitas! Demora em torno de 45 a 60 dias para ter o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Nele, já vai constar o CNAE (sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Trata-se de uma lista de códigos que define as atividades exercidas por uma empresa, ou seja, é um dos maiores fatores para decidir a alíquota de imposto a ser paga pela sua empresa, faturando ou não. Falando nisso, posso adiantar aqui que você vai ouvir falar muito de pelo menos 2 impostos: DARF (Documento de Arrecadação de Tributos Federais) e DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), mas isso a plataforma te ajuda a calcular. Calma que tem mais: existe o famoso “certificado digital” que é obrigatório para você poder emitir uma Nota Fiscal Eletrônica e enviar para o seu cliente. Seguindo esses passos, pode ter certeza que vai dar tudo certo.  

MOSTRANDO SUA CARA: A LOGOMARCA

Para começar uma empresa não basta só ter um nome, você pode (se quiser) ter uma logomarca também. Não precisa ser nada mega blaster profissional apenas algo que te defina ou mostre sua cara para o mercado. Para uma consultoria, é um “nice to have” mas nada obrigatório. Indico 4 ferramentas bacanas para você criar a sua: o CANVA, WIX LOGO MAKER, LOGASTER, LOOKA. Se criação não é a sua praia e se não quiser arriscar, pode contratar um designer profissional em alguns sites como FIVERR99DESIGNS ou GET NINJAS.

O DILEMA DO SITE

Eu fiquei na dúvida se fazia ou não um site.  Como não tinha histórico de clientes nem cases bacanas, achei melhor não fazer por enquanto. Mas, se você optar por fazer, existem algumas opções boas, intuitivas e baratas. Eu sugiro o WIX, GODADDYHOSTGATOR . Eles inclusive te ajudam com o registro do domínio e a hospedagem do seu site. Você pode optar pelo GOOGLE SITES caso queira economizar desenvolvendo seu site do zero, é grátis porém não tem muitas opções de layouts nem muitos recursos.

LINKEDIN É POWER

Para nós, consultores, o Linkedin é uma super ferramenta.  Ele é a nossa referência e traduz nossa reputação. Nem todo mundo dá o valor que ele merece. Eu contratei há alguns anos uma consultora que me ajudou a formatar e estruturar meu perfil na época em que ainda estava no mundo corporativo. Você vai percebendo que tem histórias boas para contar e ela me ajudou a envelopar de uma forma mais atraente. Nunca se esqueça das palavras-chaves (assim como fazemos para estruturar campanhas de Mktg digital), hashtags, soft skills, ações sociais, experiências etc. Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar. Duas clientes me acharam através de uma busca orgânica. 

MUST HAVE: UM BOM COMPUTADOR

Ter um computador com uma boa memória, não tão pesado e com uma boa bateria ajuda e faz diferença. Não esqueça de incorporar no kit alguns cabos extras e adaptadores para uma projeção em telão ou paredes, você pode precisar quando for a um cliente apresentar uma proposta ou projeto. 

“LUUUUUCAS…” 

Era assim que eu chamava carinhosamente o coordenador de TI da última empresa em que trabalhei. Qualquer problema era só chamar o Lucas pelo whatsapp ou chat que ele vinha com a maior boa vontade. Conexão, arquivos que não abriam, pane ou problema na bateria são alguns exemplos que podem acontecer com seu computador. Como senti falta desse apoio…por isso, tenha sempre um profissional ou rede autorizada de confiança na mão para te salvar (inclusive nos finais de semana). Lembre-se da “Lei de Murphy!” (sim ela existe!)

PROGRAMAS E APPS 

Programas que você nunca teve que pagar porque já tinha instalado no seu computador de trabalho é outra etapa a cumprir. “There’s no free lunch”, ou seja, “não existe almoço grátis!”. Estou falando de Pacote Office (word, excel, power point, etc). Algumas profissões exigem até programas mais sofisticados. Sugiro comprar para ficar legalizado e acompanhar as evoluções pelo site da MICROSOFT. Esse negócio de pirataria é pra lá de démodé!

ORGANIZANDO A AGENDA

Você provavelmente deve ter pelo menos dois endereços de e-mails. Eu tenho uns 4 porque meus clientes me colocavam em suas estruturas e cada um tem o seu. Portanto, para gerenciar reuniões e compromissos sugiro que você sincronize as agendas para não perder nada. O Google Calendar (ou Agenda) oferece essa opção de juntar contas e sincronizar seus compromissos. 

FALANDO EM GOOGLE…

A produtividade é um dos diferenciais de um consultor(a). Enquanto no mundo corporativo você tem que responder 100 e-mails por dia, participar de várias reuniões, viajar e ainda dedicar tempo a sua equipe, nesse novo trabalho você entrega resultados com mais eficiência e em menos tempo porque você se mantém focado. Portanto, você é mais produtivo. Para te ajudar ainda mais, o Google dispõe de ferramentas ótimas que fazem a diferença no dia-a-dia como o GOOGLE DRIVE, uma plataforma de armazenamento em nuvem gratuita onde você edita documentos, folhas de cálculo, apresentações, upload e armazenamento de arquivos, podendo acessá-los de qualquer lugar, desde que tenha acesso a Internet. Com ele, você também libera espaço do seu computador. Já o GOOGLE FORMS é ótimo para fazer pesquisas tanto para algum estudo quanto para clientes. É muito intuitivo, você insere perguntas de múltipla escolha ou abertas, consegue mandar o link para quem quiser e ainda recebe um relatório com gráficos das respostas. Tem também o GOOGLE PLANILHAS, o famoso MEET etc. Essas e mais ferramentas você acessa gratuitamente desde que tenha um e-mail do Gmail. Vale muito a pena.

RECEBENDO O “DIMDIM” DO CLIENTE

Agora que sua empresa está formalizada com um CNPJ válido, é necessário escolher um banco para poder receber o seu pagamento. Escolha um banco que ofereça TEDs e emissões de boletos gratuitos (têm opções de até 100 por mês). Eu optei pelo banco Inter, mas você pode consultar o C6 BANK ou NUBANK. Na época  em que abri a minha conta PJ, os bancos tradicionais pecavam por cobrar taxas maiores e cobranças por TEDs, por isso migrei para o digital.

FORMALIZANDO OS PROJETOS 

Quando falamos em receber o “dimdim” do cliente estamos falando também em formalização de um projeto. Você vai precisar de um contrato com seu cliente na maioria das vezes e, portanto, sugiro você pedir o modelo em que ele costuma trabalhar. Caso não tenha, existem vários prontos na internet, desde o mais simples até os mais elaborados. Precisando de algo mais profissional ainda e com assinatura eletrônica existem opções como ADOBE SIGN, DOCUSIGN, ZAPSIGN , esta última disponibiliza de forma gratuita a plataforma para até 5 documentos por mês.  

PLANO DE SAÚDE: UM PARTO!

Pesquisei muito, comparei planos já que eu tinha sempre tudo na mão quando era do mundo corporativo. Cheguei à conclusão de que fazer um novo plano pela pessoa jurídica (PJ) valia a pena. O chato desse processo é ficar fazendo cotações com corretores, avaliar os custos etc. Importante: você vai precisar pedir para sua ex-empresa um certificado de que estava em dia com pagamento e com sua saúde para começar o processo de contratação. Eu optei por ficar com a mesma operadora, só ajustei o plano. Fique atento com a carência para não ser pego de surpresa. 

SÓ GANHA QUEM ACOMPANHA

Essa frase foi dita por um chefe meu italiano quando trabalhei na TIM e faz todo sentido para mim. Ele era da área de vendas mas acredito que vale para tudo. O planejamento financeiro para quem quer virar um CNPJ é fundamental. Infelizmente, eu fazia um controle do orçamento da empresa muito melhor do que para mim mesma e, sem dúvida, foi um grande erro que cometi. Aproveite os aplicativos atuais para se organizar e controlar. Existem vários para gerenciamento das despesas e receitas: MOBILLSORGANIZZEGUIA BOLSO , ou então, use “o bom e o velho” Excel para te ajudar. 

UM NOVO OLHAR SOBRE MOBILIDADE 

Essa questão foi, literalmente, uma mudança de mindset para mim. 

Me fiz a pergunta: Por que comprar um carro se você pode alugar um Zero Km com despesas de IPVA e manutenção já pagas e ainda ter a mensalidade debitada no seu cartão de crédito (ganhando milhas)?  Os valores das gerações “Y” e “Z” são diferentes da minha geração “X”: eles sonham em viajar, abrir uma start-up, estudar fora, são do mundo do “desapego” enquanto que nós fomos criados para adquirir bens como sinal de prosperidade. Eu optei por seguir esse caminho da assinatura de um carro e fiz um plano anual com a MOVIDA ZERO KM, mas existem outras empresas como : PORTO SEGURO CARRO FACIL, RENAULT ON DEMAND, MEOO LOCALIZA. Enfim, o cuidado com a reserva financeira ainda mais em um período de incertezas tem que ser encarado como um mantra do seu dia-a-dia.

AMPLIANDO OS HORIZONTES

Inscrever-se em sites de outras consultorias especializadas para conectarem você a um possível cliente é uma boa opção para conseguir fechar um projeto. Eu me inscrevi em alguns porque quanto mais frente abrirmos mais chances de conseguirmos um cliente. Destaco aqui a  TALENTO SENIOR, claro, da qual  tenho a honra de participar do conselho consultivo de clientes. 

LIVE, EVENTOS 

Como é bom você poder escolher as lives, palestras, eventos que quer participar. Como era difícil ter tempo para acompanhar eventos bacanas do meu interesse. Esse é um dos maiores benefícios de você ter a sua flexibilidade porque como bom consultor(a), o aprendizado contínuo é um diferencial: o famoso termo “lifelong learning”. Fiz uma seleção dos que considero bons exemplos de bons contéudos: CUBO UP, UDEMY, COURSERA e tem também o site do Sebrae com diversas opções de cursos e palestras grátis: SEBRAE.

HASHTAGS PARA FINALIZAR

Hashtag é uma expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais. É aquela palavra-chave que direciona as pessoas para uma página de publicações relacionadas ao mesmo tema ou a um conteúdo semelhante. O mais bacana dessa história é que existem aplicativos que te ajudam a identificar quais são as melhores hashtags para o seu negócio, são eles: LEETAGSTAG O’MATIC , ALL HASHTAG.

The End

Se você quiser entrar em contato e tirar alguma dúvida ou mais detalhes sobre um tema específico, deixo aqui o MEU LINKEDIN.

Gostaríamos de saber a sua história! Compartilhe com a gente enviando seu texto para: equipetalentosenior@talentosenior.com.br

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Confira algumas reportagens na mídia sobre a Talento Sênior e o TaaS:

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Neste vídeo, Romulo Balga, CEO da Maxbot, fala sobre a incrível performance que a empresa alcançou após a entrada de Valéria na equipe, agregando senioridade e experiência à operação comercial.
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Quem viu? Com chamada na capa e uma reportagem de página inteira, o ESTADÃO deu destaque ao modelo de Talent as a Service (TaaS), com um case de sucesso da revolucionando o futuro do trabalho.
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A convivência entre as gerações é uma fonte de boa performance nos negócios! As trocas entre profissionais de idades diversas trazem riqueza ao dia a dia, gerando inovação e impulsionando os resultados!


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