As constantes mudanças no mundo e no comportamento dos clientes têm exigido das empresas mais do que apenas dominar temas técnicos. Hoje, além de buscar os profissionais mais capacitados em suas áreas, é preciso ter times com habilidades humanas, as soft skills. Afinal, como dar conta de tantas transformações, mudanças nos modelos de negócios e ainda levar experiências positivas aos clientes sem entender de aspectos humanos?
Mais do que apenas dar resultado, agora é preciso ter pessoas que saibam lidar com situações adversas, que consigam manter relacionamentos positivos em equipe e tenham competências relacionadas ao comportamento humano, como ter empatia, agir bem sob pressão e dominar a gestão de conflitos, por exemplo.
As soft skills são habilidades interpessoais aplicadas no local de trabalho, importantes hoje para as organizações que precisam crescer e também para profissionais que devem desenvolvê-las para aumentarem a sua empregabilidade e chances de promoção.
Afinal, se hoje vivemos no mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) ou no BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível), vemos que dominar as habilidades técnicas (hard skills) é muito pouco para quem já sabe que tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas, por exemplo, podem resolver com maestria questões técnicas. Mas e os desafios humanos? Os comportamentos? Só com as soft skills mesmo.
Por isso, entre as principais soft skills buscadas no mercado estão a comunicação eficaz, a inteligência emocional, empatia, gestão de equipes, resolução de conflitos e a liderança.
Quem deseja desenvolver soft skills na organização deve incentivar o time em relação a estas habilidades e muitas outras fundamentais hoje, como a criatividade, a colaboração, a resiliência, flexibilidade, a busca por resultados e a adaptação a diferentes cenários, que serão cada vez mais constantes neste mundo em transformação. É preciso aprender a delegar, ajudar o time a trazer retorno, apoiar a equipe a eliminar impedimentos e usar o tempo a seu favor.
Como dizia Charles Darwin, “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. E a sua empresa e a sua equipe, estão desenvolvendo soft skills e preparadas para crescer?
Seu talento como
serviço, para empresas
com problemas que só
você pode solucionar
a empresas que precisam resolver
problemas que você sabe solucionar,
através de modelos modernos como
ou TaaS ou tradicionais de serviço.
Na Talento Sênior você tem:
Acesso à profissionais de posições de diretoria da mais alta qualificação, que passaram por rigorosa e com + de 20 anos de experiência
Análise profunda e sistêmica das necessidades do seu negócio e alocação do expert mais indicado para lidar com os seus problemas de acordo com a sua cultura
Contratação de profissionais para solução de um problema específico ou fixo/CLT, conforme você preferir
Segurança de lidar com uma empresa com mais de X cases de sucesso
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para ajudar pequenas e médias empresas a
prosperar dentro daquilo que você faz de melhor
Profissionais experientes são
mais que recursos; são mentores
e catalisadores que elevam toda a
equipe a novos patamares de
excelência.
Cris Sabbagi, Sócia e CDO da Talento Sênior
O GRANDE PROBLEMA
Muitos profissionais 45+ encontram
dificuldades na intermediação com
empresas, como:
Falta de reconhecimento de sua experiência: Muitos serviços não
levam em consideração sua
extensa experiência e as
tconquistas, priorizando critérios
mais genéricos de seleção.
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