A Perspectiva das Pessoas Acima de 65 Anos em Relação à Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios

Compartilhe este post!

Foto representando inteligência artificial com um cérebro posicionada sobre uma placa de computador

A rápida evolução da Inteligência Artificial tem sido uma revolução em diversos setores da sociedade, trazendo inovações que impactam desde a saúde até a indústria. Esse avanço tecnológico tem permeado o cotidiano de pessoas de todas as idades, inclusive daqueles com mais de 65 anos.

Enquanto muitos sêniores reconhecem o potencial e os benefícios das inovações tecnológicas, há preocupações legítimas sobre questões como privacidade, aprendizado e o impacto no mercado de trabalho.

Importante sublinhar que o uso de smartphones entre pessoas com mais de 65 anos aumentou significativamente nos últimos anos. O acesso à tecnologia abre novas oportunidades para seniores, permitindo que eles se conectem com familiares e amigos, acessem informações relevantes e desfrutem de recursos que tornem suas vidas mais fluidas no contexto social e de oportunidades.

Há desafios a serem encarados relacionados ao aprendizado, como bem relatado um estudo publicado no Journal of Gerontology que identificou os seniores enfrentam dificuldades em aprender a usar novas tecnologias, incluindo a IA. A curva de aprendizado pode ser um obstáculo para a adoção mais ampla. Nesse sentido, precisamos envidar esforços para tornar a tecnologia mais acessível e amigável para todos. Treinamentos e suporte adequados permitirão que todos se sintam mais confiantes e competentes ao utilizar a tecnologia já embarcada nos mini super computadores que estão ao alcance das nossas mãos.

Não podemos deixar citar o enfrentamento à solidão que é um fator que afeta a longevidade produtiva e ativa, conforme destacado por uma pesquisa da Age UK.
E tecnologia pode ser explorada como uma solução para combater esse sentimento, através do desenvolvimento de companhia virtual e assistentes de voz que ajudam a reduzir a solidão e o isolamento social. 

A visão dos sêniores em relação à Inteligência Artificial é multifacetada. Enquanto muitos reconhecem o potencial e os benefícios das inovações tecnológicas, também possuem preocupações legítimas sobre questões como privacidade, aprendizado e o impacto no mercado de trabalho.

A adoção responsável requer uma abordagem ética e inclusiva, com foco na segurança dos dados, acessibilidade da tecnologia e suporte para aprendizado. Incentivar a integração de maneira consciente por meio de associativismo e organizações privadas e públicas é um bom caminho para superarmos esse desafio.

Foto de Eduardo Medeiros, homem de pele branca, cabelos e barba levemente grisalhos

EDUARDO MEDEIROS
CMO e Especialista em Transformação Digital
medeiros@itisolutions.com.br
(11) 3042-0464 / (61) 99651-2218

LinkedIn