Talento Sênior

Desenvolva a equipe de sua empresa familiar com talentos sob demanda

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhe este post!

Você sabia que o sucesso de sua empresa familiar está diretamente ligado à força de seus colaboradores? Por isso, se há dificuldades para reter os funcionários qualificados na equipe, fazer uma gestão de talentos efetiva ou manter os benefícios atraentes para os colaboradores, é hora de pensar em uma solução!

A saída para esses problemas pode estar na contratação de uma liderança sênior, com experiência de mercado na área de gestão de pessoas em organizações familiares.

Desafios da área de Recursos Humanos em empresas familiares

Um estudo da PwC identificou que, globalmente, apenas 12% das empresas familiares estão se dedicando ativamente à atração e retenção de talentos. O baixo índice de comprometimento com esta área se reflete na pouca confiança dos colaboradores: menos da metade dos líderes que responderam à pesquisa (42%) acreditam que sua equipe confia totalmente em sua liderança. 

Todavia, os dados mostram ainda que uma empresa dificilmente terá a confiança de seus clientes se não tiver a confiança de seus colaboradores. Ou seja, uma estratégia de RH forte e atuante é pilar essencial para o futuro dos negócios. 

Alguns dos desafios que o RH pode encontrar no dia a dia de uma empresa familiar são:

  • Cultura: Dificuldades em criar uma cultura forte, comunicando com eficiência os princípios e valores da organização ao público interno;
  • Processos: Ausência de processos formais, tanto para o onboarding de novos colaboradores quanto para feedbacks e avaliações contínuas;
  • DEI: Obstáculos para implementar políticas de diversidade, equidade e inclusão;
  • Motivação: Proporcionar capacitação contínua, bem como benefícios atrativos para motivar e qualificar os times;
  • Governança: Garantir a transparência com mecanismos que permitam que os funcionários transmitam suas ideias, preocupações e sugestões de melhoria
  • Pessoas: Encontrar profissionais que estejam alinhados tanto à cultura da empresa quanto às atribuições de seu cargo na empresa.

Superar estes desafios pode levar o negócio a um novo patamar, garantindo a continuidade do legado da empresa familiar. Afinal, ter uma equipe qualificada e engajada é fundamental para a manutenção da competitividade e da relevância no mercado. Porém, encontrar bons profissionais para liderar esta área nem sempre é fácil.

Neste caso, uma alternativa é a contratação de um profissional para atuar sob demanda, seja em meio-período ou em projetos temporários. Trata-se da modalidade de “Talent as a Service – TaaS”, que conecta profissionais com vasta experiência no mercado às empresas que necessitam de ajuda para solucionar um problema determinado ou para cobrir cargos estratégicos e de liderança. A flexibilidade oferecida pelo “Talent as a Service” permite que as organizações se adaptem rapidamente às mudanças, aproveitando talentos especializados sem que seja necessário um contrato no formato CLT.

Se sua empresa familiar não tem área de RH, o TaaS é a solução para começar

Quando uma empresa familiar não possui um departamento de Recursos Humanos, enfrenta o desafio de gerir talentos sem a expertise necessária, o que pode levar a uma gestão ineficaz e à perda de colaboradores valiosos. É aqui que o Talent as a Service se torna um aliado estratégico. Ao adotar o TaaS, sua empresa ganha acesso imediato a profissionais de RH altamente qualificados e experientes, capazes de implementar práticas de gestão de talentos de nível elevado. 

Esses líderes sêniores podem estabelecer processos robustos de recrutamento, desenvolvimento e retenção, alinhados com a cultura e os objetivos da empresa, garantindo que cada membro da equipe não apenas contribua para o sucesso do negócio, mas também cresça com ele. Com o TaaS, sua empresa familiar pode superar os desafios de gestão de talentos com confiança e construir uma equipe forte que sustentará o legado da empresa por gerações.

Se sua empresa familiar já tem área RH, o TaaS a ajuda a crescer

Ao contratar um gestor sênior de RH “as a service” para solucionar os problemas, o time poderá contar com conhecimento e experiência na superação das dificuldades, fazendo com que os desafios sejam solucionados de forma mais rápida e assertiva. Além disso, libera-se tempo dos colaboradores para que foquem nas questões operacionais do negócio.

Um profissional com este perfil também pode atuar na solução de problemas específicos, como por exemplo, a elaboração de um plano de sucessão ou a revisão do escopo de cargos e salários. Sua experiência é colocada à disposição da empresa por um período de tempo determinado, até que o projeto seja concluído.

Ou seja: Talento Sênior Resolve!

Transforme o RH de sua empresa e obtenha resultados melhores! Entre em contato conosco e saiba como podemos apoiá-lo nessa jornada.

Você sabia que a má gestão financeira é uma das principais causas de falência das pequenas empresas? Segundo um relatório da consultoria …

“Os 60 de hoje são os 40 anos de ontem.” Cada vez mais é comum ouvir essa frase nos dias de hoje. …

Deixe um comentário

NEWSLETTER

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos,
tudo em primeira mão.

Assine agora!

Você sabia que a má gestão financeira é uma das principais causas de falência das pequenas empresas? Segundo um relatório da consultoria …

“Os 60 de hoje são os 40 anos de ontem.” Cada vez mais é comum ouvir essa frase nos dias de hoje. …

Ética, Sustentabilidade e Governança (ESG) são princípios que transcendem o âmbito corporativo e têm o poder de moldar não apenas a atuação …