Intergeracionalidade: desafios e oportunidade para a inclusão dos 45+ no mercado de trabalho

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Uma empresa multicultural e geracional usufrui da diversidade como instrumento para a pacificação de convivências e para a conservação de valores importantes como o de igualdade e equidade, além, é claro e inegável, de utilizá-la como um instrumento estratégico e a favor da potencialização de seu valor como organização”.
Cristina Sabbag, CDO (Chief Diversity Officer), sócia e Principal Researcher da Talento Sênior

Muito tem se falado a respeito da dificuldade que o profissional maduro encontra para se recolocar ou se manter no mercado de trabalho. O Linkedin, plataforma voltada para network, está repleto de conteúdo a respeito do etarismo.

De fato, a dificuldade existe e não tem sido fácil conviver com ela. Ainda mais para pessoas que continuam sendo o arrimo financeiro de suas famílias. Por isso, na maioria dos casos, a recolocação profissional é mandatória e não opcional.

Ainda bem que os novos tempos apresentam facetas positivas nessa direção, e o empreendedorismo está entre elas.

Cada dia mais, homens e mulheres com 45+ vêm lidando com as dificuldades do terceiro ato da vida profissional através da realização do “sonho do negócio próprio”. Ninguém disse que é fácil mas, pode ser muito recompensador. Afinal, todas as habilidades que o maduro adquiriu durante a vida poderão ser empregadas a favor de si mesmo. E, quanto às capacitações que ele não possui, existe sempre a possibilidade de contar com profissionais especializados, ou, até mesmo, um amigo ou familiar disposto a empreender junto.

Outra faceta positiva do atual momento é a necessidade que as organizações têm de se manter atualizadas com as pautas, cada dia mais prementes, da inovação e da inclusão.

É por isso que a multigeracionalidade se tornou uma das principais ferramentas para as empresas que desejam continuar na linha de frente nos seus setores de atuação. O equilíbrio entre as diversas faixas etárias está deixando de ser uma escolha para se tornar uma obrigação.

O que você pode fazer para se tornar um candidato sênior ideal?

Cris Sabbag, sócia da Talento Sênior, concedeu uma entrevista para a Revista Consumidor Moderno onde destaca 7 atitudes que o mercado espera dos profissionais maduros. Abaixo um resumo dos tópicos.

  1. Entender o mundo fora das grandes corporações

    O mercado aponta novas oportunidades, fora das grandes corporações. Para entendê-las é preciso se atualizar sobre as tendências do mercado. Cursos sobre  novas tecnologias, metodologias e novos processos são indicados.

  1. Saber trabalhar com dados

    Sabemos que hoje em dia os dados são valores estratégicos para as empresas. Entender e saber interpretá-los é um diferencial importante.

  1. Identificar seus “soft skills”

    Tão importante quanto as habilidades comportamentais: pensamento crítico, comunicação, letramento digital, multitarefas, alteridade, dinamismo, intraempreendedorismo, entre outras, são as suas principais soft skills (ou habilidades pessoais).

  1. Utilizar seu conhecimento tácito

    Reconhecer o próprio capital humano (experiências e conhecimentos) e quão bem você consegue alavancar esses seus atributos no dia a dia.

  1. Aceitar a nova ordem das coisas

    É preciso se atualizar sobre as transformações sociais para conseguir trabalhar com outras gerações. Mudar o ultrapassado conceito de “competição” para o de “construção” e “colaboração” é essencial.

  1. Participar de processos seletivos cada vez mais digitais

    A tecnologia pode e deve ser utilizada para expandir possibilidades e crescimento. Não se descuide dos seus perfis nas redes sociais.

  1. Conhecer novos modelos de contrato e trabalho independente

    É preciso entender sobre os direitos e deveres nos novos modelos de trabalho. Flexibilidade, trabalho híbrido, home-office, autonomia, são todas possibilidades reais de ganhos para além da CLT.