“Uma empresa multicultural e geracional usufrui da diversidade como instrumento para a pacificação de convivências e para a conservação de valores importantes como o de igualdade e equidade, além, é claro e inegável, de utilizá-la como um instrumento estratégico e a favor da potencialização de seu valor como organização”.
Cristina Sabbag, CDO (Chief Diversity Officer), sócia e Principal Researcher da Talento Sênior
Muito tem se falado a respeito da dificuldade que o profissional maduro encontra para se recolocar ou se manter no mercado de trabalho. O Linkedin, plataforma voltada para network, está repleto de conteúdo a respeito do etarismo.
De fato, a dificuldade existe e não tem sido fácil conviver com ela. Ainda mais para pessoas que continuam sendo o arrimo financeiro de suas famílias. Por isso, na maioria dos casos, a recolocação profissional é mandatória e não opcional.
Ainda bem que os novos tempos apresentam facetas positivas nessa direção, e o empreendedorismo está entre elas.
Cada dia mais, homens e mulheres com 45+ vêm lidando com as dificuldades do terceiro ato da vida profissional através da realização do “sonho do negócio próprio”. Ninguém disse que é fácil mas, pode ser muito recompensador. Afinal, todas as habilidades que o maduro adquiriu durante a vida poderão ser empregadas a favor de si mesmo. E, quanto às capacitações que ele não possui, existe sempre a possibilidade de contar com profissionais especializados, ou, até mesmo, um amigo ou familiar disposto a empreender junto.
Outra faceta positiva do atual momento é a necessidade que as organizações têm de se manter atualizadas com as pautas, cada dia mais prementes, da inovação e da inclusão.
É por isso que a multigeracionalidade se tornou uma das principais ferramentas para as empresas que desejam continuar na linha de frente nos seus setores de atuação. O equilíbrio entre as diversas faixas etárias está deixando de ser uma escolha para se tornar uma obrigação.
O que você pode fazer para se tornar um candidato sênior ideal?
Cris Sabbag, sócia da Talento Sênior, concedeu uma entrevista para a Revista Consumidor Moderno onde destaca 7 atitudes que o mercado espera dos profissionais maduros. Abaixo um resumo dos tópicos.
- Entender o mundo fora das grandes corporações
O mercado aponta novas oportunidades, fora das grandes corporações. Para entendê-las é preciso se atualizar sobre as tendências do mercado. Cursos sobre novas tecnologias, metodologias e novos processos são indicados.
- Saber trabalhar com dados
Sabemos que hoje em dia os dados são valores estratégicos para as empresas. Entender e saber interpretá-los é um diferencial importante.
- Identificar seus “soft skills”
Tão importante quanto as habilidades comportamentais: pensamento crítico, comunicação, letramento digital, multitarefas, alteridade, dinamismo, intraempreendedorismo, entre outras, são as suas principais soft skills (ou habilidades pessoais).
- Utilizar seu conhecimento tácito
Reconhecer o próprio capital humano (experiências e conhecimentos) e quão bem você consegue alavancar esses seus atributos no dia a dia.
- Aceitar a nova ordem das coisas
É preciso se atualizar sobre as transformações sociais para conseguir trabalhar com outras gerações. Mudar o ultrapassado conceito de “competição” para o de “construção” e “colaboração” é essencial.
- Participar de processos seletivos cada vez mais digitais
A tecnologia pode e deve ser utilizada para expandir possibilidades e crescimento. Não se descuide dos seus perfis nas redes sociais.
- Conhecer novos modelos de contrato e trabalho independente
É preciso entender sobre os direitos e deveres nos novos modelos de trabalho. Flexibilidade, trabalho híbrido, home-office, autonomia, são todas possibilidades reais de ganhos para além da CLT.